Automação de tarefas: IFTTT e Zapier

Se você usa várias redes sociais, sites e dispositivos para compartilhar conteúdo e/ou gerenciar sua rotina, ou gosta de economizar tempo automatizando tarefas, essa dica é para você.

O IFTTT (If This Then That) e o Zapier são serviços online gratuitos que possibilitam criar cadeias de eventos condicionais entre diferentes sites ou dispositivos, ou seja, programar regras automatizadas para que quando ocorra uma ação X, outra ação Y relacionada seja disparada.

Para usar qualquer dos dois serviços, basta registrar-se no respectivo site, selecionar os serviços que você usa com frequência e começar a criar as conexões entre eles.

O IFTTT suporta centenas de sites, redes sociais, blogs e outras ferramentas, incluindo dispositivos móveis e softwares de automação em carros, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, que são mais comuns em outros países, mas que também começam a ser usados por aqui. Além do acesso online, o IFTTT também está disponível como app para Android e iOS.

ifttt

O Zapier tem uma seleção ainda maior, com mais de 1.000 aplicativos, porém alguns estão disponíveis somente para usuários com assinatura premium.

zapier.png

Agora, pensando em tarefas ligadas à sua vida acadêmica e profissional, esses são alguns exemplos de como usar essas ferramentas para agilizar suas interações online:

  • Compartilhar suas postagens no Twitter automaticamente no Facebook (todas, ou somente aquelas com uma tag específica)
  • Publicar um link para novas postagens do seu blog no seu perfil no LinkedIn
  • Compartilhar artigos sobre ciência (ou qualquer outro tema) publicados na revista Time em sua timeline do Facebook
  • Adicionar novos contatos do LinkedIn na lista de contatos do seu celular
  • Receber um e-mail quando uma nova oportunidade de financiamento na sua área de pesquisa é publicado no site Grants.gov.

Nesses sites, você também pode programar tarefas mais inusitadas, como ativar o wifi do seu aparelho Android quando chega em casa, acender as luzes de casa quando o Uber te deixar na porta, ou imprimir as palavras cruzadas do New York Times todos os domingos pela manhã.

Infelizmente, nenhum dos dois serviços suporta conexões com sites voltados para o público acadêmico, como ORCID, Academia, ResearchGate, Mendeley, Kudos e outros. Mas caso você tenha alguma ideia de tarefas que gostaria de automatizar usando esses sites em conexão com outros serviços, entre no site do IFTTT e do Zapier e deixe sua sugestão.

Deixe um comentário