Metrics Toolkit: um site para entender as métricas de avaliação acadêmica

Como pesquisador (ou docente, pós-graduando, bibliotecário, editor de periódico, etc.), em algum momento da sua carreira acadêmica, você será instado a apresentar dados sobre o desempenho das suas publicações e sobre os resultados de suas pesquisas. Geralmente, esses dados devem ser apresentados na forma de indicadores, que nada mais são do que métricas calculadas a partir de variáveis importantes para o círculo acadêmico, como o número de publicações, a quantidade de citações recebidas e, mais recentemente, podem incluir também o número de visualizações, downloads e/ou comentários recebidos pelo seu trabalho na web.

Nesse momento, possivelmente você vai começar a se perguntar: O que são esses indicadores? Qual métrica devo usar? Como as métricas são calculadas? Onde posso obtê-las?

Seus problemas acabaram com o Metrics Toolkit, uma ferramenta criada para “ajudar acadêmicos e avaliadores a entender e usar citações, métricas da Web e altmetria de forma responsável na avaliação da pesquisa”. O site tem acesso aberto e seu conteúdo inclui informações sobre 28 tipos de métricas, entre tradicionais (como citações e fator de impacto) e alternativas (Altmetric score, menções no Facebook e Twitter, entre outros).

No site Metrics Toolkit, é possível pesquisar as métricas existentes por tipo de resultado de pesquisa (artigo, autor, capítulo de livro, dados de pesquisa, periódico, software) por tipo de impacto (atenção, alcance, impacto) ou por área disciplinar, de forma interativa.

exploremetrics_metricstoolki

Ao selecionar um tipo de métrica, tem-se acesso à sua definição, como ela é calculada, a partir de que fontes pode ser obtida, e o mais importante, em que casos ela se aplica (bem como não deve ser usada) e suas limitações, entre outras informações.

captura toolkit

O site também inclui links para outros sites esclarecedores sobre métricas e indicadores, além de dicas sobre como usar os indicadores certos em seu currículo ou projeto para demonstrar e valorizar os resultados de suas pesquisas.

O conteúdo do Metrics Toolkit é atualizado de forma voluntária por um grupo de bibliotecários e pesquisadores da área de cientometria, e o site conta com o apoio da empresa Altmetric, da Universidade de Indiana e da iniciativa FORCE11.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s