Está aberta a chamada para submissão de artigos para a edição especial sobre Métricas Alternativas e Ciência Aberta na América Latina da revista Transinformação (Qualis A1, Q2 SJR). Veja o texto da chamada, que tem prazo até 31/01.
CFP (em Português): Métricas Alternativas e Ciência Aberta na América Latina
Estamos atravessando grandes transformações tanto para a comunicação científica quanto para a geografia da ciência. Mídias sociais e outros espaços digitais têm sido cada vez mais usados por pesquisadores e instituições para o compartilhamento de suas pesquisas com a sociedade, mudando a forma como medimos o impacto social da produção acadêmica. Novas oportunidades e uma série de desafios se impõem aos países periféricos, visto que a cobertura e a qualidade dos dados sobre métricas alternativas não costumam ser compatíveis com as dinâmicas da comunicação científica desenvolvidas nesta região.
Ao mesmo tempo, a Ciência Aberta avança na América Latina, como uma resposta para equilibrar as desigualdades sobre a circulação da ciência. Importantes instituições têm sido fundamentais para a disseminação de uma ciência latino-americana mais aberta, transparente, reprodutível e responsável para a região. Scielo, Redalyc, Doaj, Latindex são exemplos de instituições, que juntamente com importantes inciativas como a Declarações importantes para a região, como a Declaração de Panamá, estão à frente dos avanços da ciência na América Latina.
Diante desse panorama de grandes transformações para a ciência da América Latina, a chamada para a edição da revista Transinformação é voltada para pesquisadores da América Latina e Caribe, buscando explorar temas relacionados aos avanços da pesquisa sobre altmetria e da ciência aberta no contexto latino-americano.
Alguns dos temas esperados para esta edição, mas não se limitando a eles, são:
- Cobertura de dados na América Latina
- Ciência aberta na América Latina
- Métricas alternativas (altmetrics) na América Latina
- Circulação da Ciência latino-americana
- Políticas públicas e políticas científicas na América Latina
- Estudos bibliométricos e mapeamentos globais sobre a produção científica
- Construção de colaborações de pesquisa internacionais na América Latina
Estudos comparativos e com enfoque sobre dois ou mais países latino-americanos são bem-vindos. O prazo para submissão é 31 de janeiro de 2019 e a edição será publicada em setembro de 2019.
A revista Transinformação não cobra taxa de submissão ou publicação e é disponibilizada em acesso aberto. Serão publicados 10 artigos nesta edição, e aceitamos submissões em português, espanhol e em inglês.
Lembramos que a revista Transinformação aceita artigos de até quatro autores e estudantes de pós-graduação só poderão submeter para esta chamada em co-autoria com doutores.
Atenção: Na página de rosto dos artigos deverão constar a informação “edição temática sobre Métricas Alternativas na América Latina”
Para submissão e mais informações, acesse: http://www.scielo.br/revistas/tinf/iinstruc.htm