Ferramentas para métricas alternativas (Parte II): ImpactStory

Existem diversas ferramentas que produzem métricas alternativas, porém nessa série de posts vamos abordar os quatro provedores que se destacam como os mais utilizados atualmente pela comunidade acadêmica: Altmetric, ImpactStory, PLOS ALM e Plum Analytics.

No segundo post da série, vamos apresentar um pouco do histórico, produtos e diferenciais da ImpactStory.


 

ImpactStory é uma ferramenta voltada para pesquisadores, que permite criar um perfil individual e monitorar a atenção online recebida por sua produção acadêmica, como artigos, apresentações, pôsteres, vídeos, conjuntos de dados, programas de computador, entre outros.

O serviço foi criado em 2011, por Jason Priem (um dos autores do documento altmetrics: a manifesto) e Heather Piwowar, inicialmente sob o nome de total-impact. A partir de 2012, a iniciativa passou a receber financiamento da National Science Foundation e da Sloan Foundation. Apesar de se manter como uma entidade sem fins lucrativos, em 2014, o ImpactStory iniciou a cobrança de uma assinatura anual para os usuários, mas voltou a ser oferecido gratuitamente no início de 2016, após a ferramenta ser remodelada.

Com a remodelação, o ImpactStory passou a ser um agregador de serviços de outras plataformas acadêmicas. Os dados de perfil e da produção acadêmica do usuário são sincronizados a partir do sistema de identificação de autores ORCID, de forma que cada vez que um produto de pesquisa é incluído no perfil de um autor nesse serviço, o ImpactStory automaticamente reconhece o novo item e passa a coletar as menções recebidas. As métricas de atenção online dos produtos de pesquisa são fornecidas pela Altmetric, combinado ao número de leitores no Mendeley e referências na CrossRef.

As menções encontradas são agregadas e apresentadas no perfil do pesquisador no ImpactStory, juntamente com a lista de suas publicações e principais realizações acadêmicas.

impactstory
Tela inicial de perfil de pesquisador no ImpactStory

O ImpactStory contextualiza os resultados do pesquisador destacando suas principais realizações de acordo com categorias, como por exemplo: alcance global da pesquisa, acesso aberto às publicações, citações na Wikipedia, citação contínua por um longo período após a publicação, entre outros.

impactstory badges
Categorias de destaque no ImpacStory

O ImpactStory pode ser usado como um currículo online para demonstrar as evidências de impacto online de sua pesquisa.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s