Existem diversas ferramentas que produzem métricas alternativas, porém nessa série de posts vamos abordar os quatro provedores que se destacam como os mais utilizados atualmente pela comunidade acadêmica: Altmetric, ImpactStory, PLOS ALM e Plum Analytics.
Todos esses provedores são estrangeiros e estão voltados exclusivamente para a produção de métricas alternativas, embora cada um deles busque diferenciar-se dos demais, dedicando-se a atender a um determinado segmento acadêmico.
A Altmetric é a empresa que possui foco mais diversificado, com ferramentas e soluções desenhadas para bibliotecários, editores e pesquisadores. A ImpactStory é totalmente voltada para pesquisadores individuais, enquanto a PLOS ALM atende principalmente às demandas de editores científicos, e a Plum Analytics desenvolve ferramentas para o mercado institucional acadêmico.
Nesse primeiro post, vamos apresentar um pouco do histórico, produtos e diferenciais da Altmetric.
A Altmetric, uma empresa britânica fundada em 2011. Foi uma das primeiras e é talvez a mais conhecida no mercado de ferramentas de métricas alternativas (em grande parte, devido à extrema similaridade de seu nome com o campo de atuação). Suas métricas estão presentes na base de dados Scopus, nas coleções SciELO, no site da revista Nature e em muitos outros periódicos e bases de dados.
O público-alvo da Altmetric é formado por pesquisadores, bibliotecários e instituições acadêmicas, e a empresa desenvolveu uma série de produtos específicos para atender às demandas desses diferentes públicos.
O foco da empresa se concentra em três frentes principais: (1) coletar citações, menções, comentários e downloads de artigos acadêmicos a partir de diversas fontes online, incluindo gestores bibliográficos, redes sociais e acadêmicas, sites de notícia, jornais e revistas comerciais, blogs acadêmicos e documentos de políticas públicas; (2) desenvolver soluções tecnológicas para a consulta e visualização dos dados obtidos, incluindo tratamento dos dados e agregação de informações demográficas e de perfis para melhor classificação dos resultados; e (3) popularizar o uso das métricas alternativas, através da publicação de textos temáticos em seu blog, realização de seminários online abertos ao público sobre temas ligados a avaliação do impacto acadêmico, e ações de apoio a pesquisadores e profissionais que se dedicam a estudar e divulgar as métricas alternativas ao redor do mundo.
A Altmetric produz o seu próprio indicador da atenção online da produção acadêmica, o altmetric attention score. Para isso, rastreia menções de produtos acadêmicos em sites de redes sociais, jornais, revistas, documentos de políticas públicas, blogs, Wikipedia e gestores de referência bibliográfica como Mendeley, entre outras fontes. A atenção online recebida pelo produto de pesquisa é calculada por meio de um algoritmo automatizado, e representa uma contagem ponderada da atenção recebida, de acordo com três fatores: volume (quantidade de menções recebidas), fonte (onde foi feita a menção) e autoridade (frequência de menções do autor sobre comunicação científica). O resultado é apresentado no formato de um anel colorido, batizado de altmetric donut, em que cada cor representa um tipo de fonte e o número no centro representa a pontuação total obtida, ou seja, o altmetric attention score.
Note-se que a Altmetric recentemente rebatizou seu indicador – antes chamado somente de altmetric score – incluindo o termo “attention”, a fim de deixar claro que a pontuação indica o volume e a qualidade da atenção recebida pelo produto de pesquisa, e não do produto em si.
Exemplo de representação do altmetric attention score de um produto de pesquisa
Fonte: Altmetric
O altmetric attention score é contextualizado em relação a todos os artigos publicados no mesmo periódico, aos artigos do mesmo periódico publicados no mesmo período, a todos os artigos rastreados pela Altmetric, e aos artigos rastreados pela Altmetric publicados no mesmo período. Além disso, pode-se consultar detalhes sobre as menções coletadas, como por exemplo o tweet original onde o artigo foi mencionado ou o link para a página web original onde a menção foi coletada.
Uma limitação importante do serviço provido pela Altmetric em todas as suas ferramentas é que os dados de menções online estão disponíveis de maneira consistente somente para artigos publicados a partir de julho de 2011. Mesmo para os artigos publicados após essa data, a empresa afirma que a maioria dos artigos tem pontuação igual a zero, seja porque o periódico não é monitorado pela ferramenta, ou simplesmente porque o artigo não recebeu nenhuma menção online — da mesma forma que a maioria dos artigos nunca chega a ser citado.
Em junho de 2016, a Altmetric incorporou os dados de citações da base de dados Scopus a seus produtos comerciais, permitindo que os usuários visualizem a contagem de citações bibliográficas de artigos naquela base juntamente com a atenção online que receberam. Em fevereiro de 2017 foi a vez da Web of Science integrar seus dados de citação à plataforma Explorer for Institutions. Em ambos casos, o acesso aos dados de contagem de citação só fica disponível para instituições assinantes da Altmetric que também possuem assinatura da base de dados Scopus ou Web of Science.
A Altmetric também criou o Altmetric Books Index, que monitora a atenção online recebida por livros e capítulos de livros, e está sendo adotado por vários editores de livros científicos, como Taylor & Francis e Springer Nature.
Algo digno de nota é que, apesar de ser uma empresa comercial, a Altmetric não perde de vista o seu foco de popularizar o uso e adoção da altmetria. Para isso, a empresa oferece uma série de ferramentas gratuitas, com ou sem limitação de funcionalidades. Assim, mesmo que sua instituição não tenha recursos para implementar uma estratégia completa de métricas alternativas, vale a pena dar uma olhada nas opções de custo mais acessível ou sem custo.
Os produtos atualmente oferecidos pela Altmetric são:
- Altmetric badges
- Altmetric badges for books
- Altmetric API
- Altmetric API for research*
- Altmetric bookmarklet*
- Badges for individual researchers*
- Explorer for Academic Librarians*
- Explorer for Institutions
- Explorer for Publishers
- Institutional repository badges*
* Ferramentas gratuitas