Vantagens da altmetria

Sabemos que a altmetria representa um complemento aos métodos tradicionais de avaliação da produção científica, baseados em contagem de citações, e isso, por si só, já é uma grande vantagem para a comunidade acadêmica. Porém, essa não é a única.

Uma das principais vantagens das métricas alternativas é a velocidade de resposta das métricas alternativas. Diferente das métricas tradicionais, que só produzem resultados após dois ou três anos da publicação, a altmetria apresenta resultados muito mais rápidos sobre a atenção e influência de um artigo. Por serem baseados em dados da web, os indicadores podem começar a ser produzidos assim que o trabalho é publicado, permitindo uma apuração quase imediata da atenção online recebida por esse trabalho.

A velocidade de resposta também é importante para que os autores e editores de periódicos possam acompanhar a repercussão online dos trabalhos, entender melhor sua audiência, e interagir em discussões sobre o artigo em blogs e sites de mídias sociais, aumentando ainda mais a visibilidade do artigo e do periódico.

Outra vantagem da altmetria é poder registrar o alcance de resultados de pesquisas científicas tanto dentro como fora da comunidade acadêmica, por exemplo em jornais, revistas, blogs, ou quando incorporados a políticas governamentais, documentos de organizações independentes, além do uso, menção e discussão desses resultados de pesquisa por professores, médicos, pacientes, advogados e leigos que de alguma forma se beneficiam da informação sem necessariamente citar esses trabalhos em um artigo acadêmico.

Em algumas áreas do conhecimento, como por exemplo a Saúde Pública, o impacto fora do ambiente acadêmico, como na prática médica ou em políticas de saúde pública, pode ser muito mais relevante do que o número de citações bibliográficas recebidas. Além disso, esse é um dado relevante para universidades e agências de financiamento, que podem verificar de outro modo a extensão do alcance dos resultados das pesquisas financiadas por eles.

Mais um ponto importante a ser destacado é a possibilidade de atribuir métricas a outros produtos de pesquisa além dos artigos científicos, que também são relevantes para o avanço da ciência, como artigos de divulgação científica, literatura cinzenta, documentos de trabalho, programas de computador, conjuntos de dados, tabelas e gráficos, que dificilmente recebem citações em documentos formais.

Em geral, esses tipos de resultados não estão indexados em serviços tradicionais de contagem de citações, ou estão em formatos onde citações bibliográficas nem mesmo se aplicam. Assim, a altmetria permitem coletar evidências sobre o alcance e a influência desses trabalhos de uma forma complementar ao que seria conseguido usando somente a contagem de citações.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s